Glossário de Termos para Pequenas Empresas

Nosso glossário explica termos e siglas importantes de gestão de estoque e contabilidade, fornecendo às pequenas empresas o conhecimento necessário para otimizar processos de inventário, controlar custos e aprimorar suas finanças.

3PL (Logística Terceirizada)

Refere-se à terceirização de funções logísticas e de cadeia de suprimentos para provedores externos. Envolve a contratação de uma empresa para lidar com inventário, armazenagem, envio e até gerenciamento de estoque para reduzir custos e expandir negócios.

Metodologia 5S

Um conjunto de diretrizes usadas para organizar e manter um ambiente de trabalho limpo, eficiente e produtivo. Originária do Japão, é uma abordagem sistemática que agrupa cinco 'pilares' comportamentais: Seiri (Organização), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina).

Regra 80/20

Também conhecida como Princípio de Pareto, refere-se à noção de que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. No contexto de gestão de estoque, envolve identificar os itens ou fatores mais importantes (20%) que contribuem para a maioria dos resultados de vendas de uma empresa (80%).

Contas a Pagar

Refere-se ao dinheiro que a empresa deve aos seus fornecedores e credores. Na contabilidade, está na categoria de 'Passivos Circulantes'.

Contas a Receber

Refere-se ao dinheiro devido à empresa pelos clientes por bens ou serviços entregues. Na contabilidade, está na categoria de 'Ativos Circulantes'.

B2B

Business-to-business, ou B2B, refere-se às transações, relacionamentos e serviços entre empresas, como entre um fabricante e um atacadista, ou entre um atacadista e um varejista.

Sistema de Código de Barras

Uma ferramenta essencial para empresas que buscam uma transformação digital na gestão de estoque. Códigos de barras são símbolos compostos por uma combinação de barras pretas e espaços brancos que representam informações sobre um produto.

Lista de Materiais (BOM)

Uma lista detalhada que inclui os custos de materiais, peças e componentes necessários para fabricar produtos específicos. Fornece diretrizes para criar produtos, especificando as quantidades e relações entre diferentes peças.

Efeito Chicote

Fenômeno onde pequenas flutuações na demanda no nível de varejo podem causar flutuações progressivamente maiores na demanda nos níveis de atacado, distribuidor, fabricante e fornecedor de matérias-primas.

Ciclo de Conversão de Caixa (CCC)

Mede o tempo que leva para uma empresa converter seus investimentos em estoque em fluxo de caixa das vendas. Uma gestão eficaz de estoque pode encurtar o CCC, melhorando o fluxo de caixa.

Ativos Circulantes

Incluem dinheiro, contas a receber, estoque e outros ativos que se espera que sejam convertidos em dinheiro dentro de um ano.

Passivos Circulantes

São obrigações que a empresa precisa pagar dentro de um ano, como contas a pagar, empréstimos de curto prazo e outras dívidas de curto prazo.

Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

Refere-se ao custo total de produção ou compra dos bens que uma empresa vende em um período específico. Inclui custos diretos como o custo de matérias-primas e mão de obra de fabricação.

Previsão de Demanda

O processo de prever quanto de um produto ou serviço os clientes desejarão no futuro. As empresas estimam a demanda futura coletando dados, analisando tendências e fazendo previsões para tomar melhores decisões de negócios.

Dropshipping

Um modelo de varejo no qual uma loja vende produtos aos clientes sem manter os itens em estoque. Em vez disso, a empresa faz parceria com um fornecedor que lida com o gerenciamento de estoque e o envio diretamente ao cliente.

Quantidade Econômica de Pedido (EOQ)

Uma fórmula usada na gestão de estoque para determinar o tamanho ideal de pedido que minimiza os custos totais de estoque, incluindo custos de pedido e manutenção.

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Um tipo de software que ajuda as empresas a gerenciar seus processos principais e atividades diárias, incluindo RH, contabilidade e cadeia de suprimentos.

Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS)

Um método comum de avaliação de estoque usado para gerenciar custos de estoque e calcular o custo das mercadorias vendidas. No PEPS, os itens de estoque mais antigos são vendidos primeiro.

Inflação

A taxa na qual os preços de bens e serviços aumentam, levando a uma diminuição no poder de compra de uma moeda. É importante considerar os efeitos da inflação no custo das mercadorias vendidas e nos métodos de avaliação de estoque.

Contagem de Estoque

Também conhecida como auditoria de estoque, refere-se ao processo de contar e verificar fisicamente as quantidades de itens em mãos em um ponto específico no tempo.

Gestão de Estoque

O processo de gerenciar e organizar o estoque de uma empresa, rastreando níveis de estoque e pedidos para atender à demanda do cliente enquanto minimiza os custos.

Financiamento de Estoque

Uma forma de as empresas obterem dinheiro para comprar ou gerenciar seu estoque por meio de um empréstimo de curto prazo ou linha de crédito.

Índice de Rotatividade de Estoque

Avalia quão eficientemente uma empresa gerencia seu estoque, dividindo o custo das mercadorias vendidas pelo estoque médio mantido durante um período específico.

Gestão de Ativos de TI (ITAM)

A prática de gerenciar e otimizar os ativos de TI de uma organização, incluindo hardware, software e dados digitais.

Just-In-Time (JIT)

Uma estratégia de gestão para otimizar os níveis de estoque e reduzir o desperdício, recebendo mercadorias apenas quando necessárias no processo de produção.

Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS)

Um método comum de avaliação de estoque usado para gerenciar custos de estoque e calcular o custo das mercadorias vendidas. No UEPS, os itens de estoque comprados mais recentemente são vendidos primeiro.

Tempo de Espera

Refere-se ao tempo de fabricação do produto do início ao fim. Mede o tempo que leva para um pedido ser atendido desde o momento em que é feito.

Logística

O processo pelo qual bens, serviços ou informações se movem dos fabricantes ou distribuidores para os consumidores.

Quantidade Mínima de Pedido (MOQ)

Refere-se ao menor número de unidades ou produtos que um fornecedor está disposto a vender a um comprador em um único pedido.

Erro de Separação

Ocorre quando os itens errados são selecionados ou separados durante o processo de atendimento de pedidos, geralmente devido a um layout de armazém ruim e registros de estoque imprecisos.

Excesso de Estoque

Refere-se a ter mais estoque em mãos do que é necessário para atender à demanda atual. Pode levar a custos aumentados e várias ineficiências operacionais para uma empresa.

Re-comércio

Refere-se à tendência do consumidor em que as pessoas compram e vendem produtos previamente possuídos ou usados.

Logística Reversa

Refere-se ao processo logístico de devolução de produtos dos clientes de volta aos fornecedores, organizações ou empresas que originalmente os produziram.

RFID (Identificação por Radiofrequência)

Refere-se à tecnologia usada para identificar e rastrear itens usando ondas de rádio. Em termos simples, é como um código de barras moderno que usa sinais de rádio para rastrear e gerenciar estoque ou ativos.

Estoque de Segurança

Representa o estoque extra mantido para prevenir escassez imprevista de estoque. Ajuda as empresas a não ficarem sem produtos para atender à demanda do consumidor, mantendo estoque extra na retaguarda.

Unidade de Manutenção de Estoque (SKU)

Um código ou identificador único e alfanumérico que distingue produtos no estoque de uma empresa. Revela características do item como tamanho, cor, fabricante, e é usado para auxiliar na simplificação do controle de estoque e otimização do sortimento de produtos.

Ruptura de Estoque

Ocorre na gestão de estoque quando uma empresa fica sem um item específico necessário para atender à demanda do cliente. Pode levar a vendas perdidas, diminuição da satisfação do cliente e interrupções na produção.

Cadeia de Suprimentos

Refere-se aos processos envolvidos na produção e entrega de um bem, desde as matérias-primas até o cliente final. O termo abrange vários componentes, como fornecimento, fabricação, armazenagem e distribuição.

Estoque Gerenciado pelo Fornecedor (VMI)

Refere-se à aliança estratégica onde os fornecedores gerenciam e repõem o estoque com base em dados em tempo real compartilhados pelos clientes.

Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)

Um aplicativo de software para ajudar a gerenciar e otimizar as operações de armazém, incluindo o movimento e armazenamento de mercadorias dentro de um armazém e o processamento das transações (ou seja, recebimento, separação, embalagem e envio).

Custo Médio Ponderado (WAC)

O método de custo médio ponderado é uma forma de calcular o custo médio dos itens de estoque e determinar o custo das mercadorias vendidas. É usado para descobrir quanto cada item no estoque custa em média, considerando os custos do estoque antigo e novo.

Capital de Giro

É a diferença entre ativos circulantes e passivos circulantes, e é uma medida da saúde financeira de curto prazo de uma empresa. Representa os fundos disponíveis para atender às despesas operacionais do dia a dia.

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